O hemograma é uma ferramenta fundamental na prática clínica diária e pode sugerir a presença de doenças hematológicas, entre outras patologias.
A Dra. Leila Pessoa de Melo, do Hemacore – Centro de Hematologia, dá dicas a médicos para a interpretação do exame:
►Alterações dos níveis de hemoglobina podem indicar diferentes tipos de doenças do sangue, como anemias ou poliglobulias.
►A presença de anemia, com VCM (volume corpuscular médio) alto, pode sugerir deficiência de Vitamina B12, ácido fólico ou cobre, hepatopatia, abuso de álcool, hipotireoidismo ou mielodisplasia.
►A presença de anemia, com VCM baixo, pode sugerir deficiência de ferro, talassemia ou anemia sideroblástica.
►Contagem elevada de leucócitos persistentemente, na ausência de infecção, pode sugerir leucemias.
►A presença de blastos (células imaturas) pode sugerir leucemias agudas.
►A redução da contagem de leucócitos pode indicar várias condições, como infecções, deficiência de vitaminas como B12 e ácido fólico, uso de medicamentos, doenças autoimunes como lúpus e artrite reumatoide e doenças da medula óssea, como leucemias, linfomas ou aplasia de medula.
►Aumento da contagem de linfócitos, na ausência de infecção, pode ser observada em pacientes com linfomas ou leucemias.
►A redução do número de plaquetas pode indicar distúrbios de coagulação, como púrpura trombocitopênica imune (PTI), trombocitopenia induzida por medicamentos, infecções (por exemplo pelo vírus HIV, dengue), hepatopatias ou doenças na medula óssea, como leucemias, linfomas e aplasia de medula.
►Uma contagem elevada de plaquetas pode ser observada em condições como trombocitemia essencial, leucemia mieloide crônica, mielofibrose e em certas condições inflamatórias crônicas.
►A presença de anemia e hemácias em roleaux indicam a necessidade de investigar mieloma múltiplo.
Ressaltamos que, em casos de resultados anormais ou indícios de uma doença específica, são necessários exames adicionais para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento apropriado.
Se suspeitar de uma doença hematológica, encaminhe o paciente para um hematologista.
*Conteúdo direcionado para médicos