O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.919, que cria o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta. A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União.
A homenagem aos médicos deverá ocorrer anualmente no dia 29 de outubro. A data é uma referência à fusão da Sociedade Brasileira de Hematologia e do Colégio Brasileiro de Hematologia, ocorrida em 2008. A união das duas entidades deu origem à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), sociedade científica que representa profissionais da área.
O médico hematologista é responsável por tratar todas as doenças do sangue, dos órgãos hematopoéticos e do tecido linfático, tais como a medula óssea, os linfonodos e o baço. Recentemente, os estudos sobre terapia gênica também foram adicionados às funções desse profissional. Além de avaliar o paciente, ele analisa os exames de sangue, diagnostica e trata todas as enfermidades relacionadas ao tecido sanguíneo e aos órgãos relacionados, tais como anemias, tromboses, doenças hemorrágicas, leucemias, linfomas, mieloma múltiplo, entre outras doenças, e ainda realiza transplantes de medula óssea.
No Hemacore, contamos com uma equipe de nove profissionais especializados em hematologia geral, hematologia pediátrica e onco-hematologia que, com muita dedicação e preparo, oferecem um atendimento de excelência aos nossos pacientes.