A Dra. Júlia Leite, que faz parte da a equipe médica do Hemacore - Centro de Hematologia, apresentou um pôster sobre doença de Castleman na quinta reunião anual da Sociedade de Oncologia Hematológica (SOHO), realizado entre os dias 13 e 16/9 em, em Houston, no Texas.
O trabalho foi desenvolvido pela hematologista na Santa Casa de São Paulo sob o título "CASTLEMAN DISEASE: Do environmental variations explain differences in the clinical spectrum? A single institution experience in Brazil" (As variações ambientais explicam diferenças no espectro clínico? Uma experiência de instituição única no Brasil).
Doença de Castleman - A doença de Castleman é uma doença dos gânglios e tecidos linfáticos. Foi descrita pela primeira vez pelo Dr. Benjamin Castleman, em 1956. É também conhecida como hiperplasia linfonodal gigante e hiperplasia linfonodal angiofolicular.
É uma desordem rara, geralmente benigna, não é propriamente dita um câncer, mas se comporta como um linfoma, em sua forma multicêntrica. Muitas vezes é chamada de doença linfoproliferativa. Isto significa que existe um crescimento anormal de células do sistema linfático, similar em muitos aspectos aos linfomas.