O Hospital Santos Dumont (HSD), da Unimed, e o Hemacore - Centro de Hematologia realizaram em conjunto, no mês de maio, o primeiro Transplante Autólogo de Medula Óssea.
As duas instituições foram credenciadas pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, para realizarem o procedimento, conforme decisão publicada pelo Diário Oficial em março de 2016.
Este tipo de transplante consiste na retirada e congelamento de células-tronco hematopoiéticas saudáveis provenientes da medula óssea (fábrica do sangue) do próprio paciente, que, então, passa por um tratamento que consiste em sessões de quimioterapia em altas doses a fim de destruir células tumorais resistentes aos tratamentos convencionais. Em seguida, as células-tronco hematopoiéticas são reintroduzidas no organismo do paciente, vão se alojar na medula óssea e passam a produzir novas células sanguíneas saudáveis.
O procedimento, considerado de alta complexidade, pode fazer parte do tratamento de diversas doenças, tais como: leucemia, linfomas e mieloma múltiplo. A necessidade deste tipo de transplante deve ser avaliada e indicada por um médico especialista.
"O HSD e o Hemacore - Centro de Hematologia são instituições de ponta, reconhecidas na área da saúde no Vale do Paraíba, e uniram seu conhecimento, infraestrutura e experiência em prol dos usuários que, a partir de agora, terão acesso, se necessário, a um procedimento complexo que representa uma opção de cura, ou de tratamento para muitos pacientes da região”, afirma Dra. Leila Pessoa de Melo, Diretora clínica do Hemacore e responsável pelos transplantes. .