A Diretora clínica do Hemacore - Centro de Hematologia, de São José dos Campos, Dra. Leila Pessoa de Melo, participou nos dias 28 e 29/5 de um encontro do German Hodgkin Study Group (GHSG), na Universidade de Colônia, na Alemanha.
O encontro reuniu hematologistas de todo o mundo que conheceram o serviço de hematologia da Universidade e discutiram casos de Linfoma de Hodgkin (tipo de câncer do sistema linfático).
O German Hodgkin Study Group (GHSG) é referência mundial no diagnóstico, terapia e tratamento do Linfoma de Hodgkin em mais de 15 mil pacientes. Ao longo de 30 anos de estudos, o grupo tem contribuído para o grande progresso da terapia do linfoma de Hodgkin.
O objetivo dos estudos do GHSG tem sido otimizar ainda mais o tratamento de primeira linha em todas as fases do Linfoma de Hodkgin e melhorar a terapia para pacientes com recidiva, enquanto se minimizam os efeitos adversos relacionados com o tratamento e manutenção da eficácia do tratamento.
Hoje, graças aos grandes progressos no tratamento e melhoria contínua da quimioterapia e radioterapia, o Linfoma de Hodkgin é uma das doenças malignas em adultos com as mais altas taxas de cura. A recuperação completa pode ser obtida em mais de 80% dos pacientes tratados. O índice de cura para pacientes na fase inicial da doença é de 90%.
Dra. Leila é hematologista especializada em Transplante de Medula Óssea e atuou até 2003 como coordenadora do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital AC Camargo, em São Paulo.