Hematologista: o especialista nas doenças do sangue

Hematologista: o especialista nas doenças do sangue

O cardiologista trata do coração, o oftalmologista, da visão. Mas e o hematologista, de que doenças ele cuida? O hematologista é o médico que estuda, diagnostica e trata as doenças do sangue e dos órgãos linfoides - a medula óssea e os gânglios linfáticos, explica a Dra. Leila Pessoa de Melo, Diretora clínica do Hemacore - Centro de Hematologia..

A anemia é a doença mais frequente atendida pelo hematologista. Seus sintomas são palpitações, cansaço, palidez, dor de cabeça e irritabilidade.

Outra doença que faz parte desta especialidade é a trombose venosa, obstrução de uma veia por um coágulo que ocorre mais frequentemente nos membros inferiores. Os sintomas da trombose são dor e inchaço na perna e, nos casos de embolia pulmonar, dor no tórax e falta de ar.

O hematologista trata ainda cânceres como as leucemias, os linfomas e o mieloma múltiplo. Sintomas como febre, sudorese, perda de peso, aumento de gânglios, cansaço, manchas roxas na pele e sangramentos, podem indicar a necessidade de uma investigação mais profunda.

Responsável pela avaliação pré-operatória de pessoas com histórico de hemorragias, o hematologista também diagnostica e trata doenças hemorrágicas como as Coagulopatias e Púrpuras.

 

 


Veja todas as notícias
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação

Vanessa Fernandes

(12) 99791-1233

va.fernandes@uol.com.br