Junho laranja: mês de conscientização sobre a leucemia e a anemia

Junho laranja: mês de conscientização sobre a leucemia e a anemia

A campanha Junho Laranja foi criada para alertar a população sobre duas doenças importantes que envolvem o sangue, a anemia e a leucemia. Nos dois casos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de controle da doença e cura.  

Também conhecida como câncer no sangue, a leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea (onde o sangue é fabricado), que substituem as células normais do sangue. Trata-se do tipo de câncer mais comum da infância, mas que também ocorre em adultos.  

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 10.810 novos casos de leucemia serão diagnosticados no Brasil este ano. 

Existem vários tipos leucemia, classificadas com base em seu desenvolvimento (agudas ou crônicas) e de acordo com o tipo celular afetado (linfoides ou mieloides). Os pacientes com leucemias crônicas (de crescimento lento) geralmente não apresentam sintomas abruptos. “Quando surgem, costumam ser brandos e se agravam gradualmente”, explica a hematologista Leila Pessoa de Melo, do Hemacore – Centro de Hematologia.  

Já os pacientes com leucemias agudas (de crescimento rápido) geralmente apresentam sintomas que se agravam em um curto intervalo de tempo.  

Os principais sintomas da leucemia são anemia, baixa imunidade, sangramentos, manchas roxas na pele, gânglios inchados, geralmente indolores, principalmente no pescoço e nas axilas, febre e suores noturnos, perda de peso sem motivo aparente, desconforto abdominal, aumento do volume do abdomen e dores nos ossos e nas articulações.  

Anemia - Considerada um problema de saúde pública, a anemia acomete cerca de 30% da população do planeta (cerca de 2,2 bilhões de pessoas), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

É caracterizada pela redução de hemoglobina no sangue, substância que carrega o oxigênio para todas as células do corpo.  

A anemia mais frequente deve-se à deficiência de ferro (anemia ferropriva), que corresponde a cerca de 90% dos casos. Os mais afetados são mulheres em idade fértil, gestantes, idosos, crianças e adolescentes em fase de crescimento, além de pessoas que fizeram cirurgia de redução de estômago. 

Segundo a Dra. Leila, a anemia não deve ser negligenciada. “Como são inúmeras as causas, é preciso saber por que ela ocorre e quais são suas características, para que seja tratada adequadamente. O diagnóstico de uma anemia leva à investigação de sua causa, que pode ser genética (anemia falciforme e talassemia), carencial devido a sangramentos crônicos (menstrual e gastrointestinal) ou deficiência de ácido fólico e vitamina B12, doenças renais, hepáticas, da tireoide, úlceras ou até mesmo algum tipo de câncer”, alerta. 

Junho Vermelho - Junho também é o mês de incentivo de conscientização sobre doação de sangue, campanha criada pelo Ministério da Saúde para incentivar o espírito solidário nas pessoas, mostrando que doar sangue é um ato de amor.  

Os pacientes com câncer hematológico, entre eles aqueles que têm leucemia aguda, estão entre os que mais necessitam de transfusões. Assim, a doação de sangue se mostra um ato essencial para salvar a vida dessas pessoas.  

Entre os requisitos para ser um doador de sangue estão a idade, entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar saudável, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação e ter repousado no mínimo três horas. 

A hematologista Leila Pessoa de Melo falou à TV Vanguarda sobre anemia e leucemia

Instagram: https://www.instagram.com/p/Ceet0Jzl41c/

Facebook: https://www.facebook.com/HemacoreCentrodeHematologia/videos/4897869310314563


Veja todas as notícias
Compartilhe:

Assessoria de Comunicação

Vanessa Fernandes

(12) 99791-1233

va.fernandes@uol.com.br